Spotify planeja plataforma para artistas independentes

O Spotify lançará em breve uma nova plataforma para que artistas independentes entrem em seu serviço de streaming. Conheça os detalhes.

Novas notícias para os amantes da música independente. O Spotify anunciou semana passada, que artistas sem gravadoras, poderão fazer o upload de suas músicas diretamente para o serviço de streaming, em um novo teste beta via ‘Spotify for Artists’. O lançamento da nova plataforma começou com testes rápidos no ano passado, e, também permitirá aos artistas que acompanhem e monitorem suas métricas de acessos de seus ouvintes.

Por meio do novo sistema de upload, puramente gratuito, os artistas também poderão receber taxas e comissões pelas suas quantidades de acesso, também auxiliando no desenvolvimento de carreira de possíveis novos contratos, com os royalties sempre sendo pagos diretamente às contas bancárias dos artistas.

O serviço ainda não está 100% aberto, o Spotify anda oferecendo a nova plataforma apenas para alguns artistas por meio de testes, exclusivamente para os Estados Unidos, mas não há dúvidas que tal movimento impactará de forma enorme artistas e selos, além de prejudicar de forma agressiva outras plataformas como o Soundcloud, Youtube, Apple Music, Beatport, entre tantas outras.

Só o tempo dirá como as empresas impactadas responderão à nova plataforma, mas existem possibilidades que gravadoras ofereçam conteúdo exclusivo para os concorrentes do Spotify, assim como já funciona em certas produções aliadas ao Tidal.

Aguardaremos maiores informações e atualizações sobre os novos caminhos do Spotify.

Comentários

DJ, marketeiro, um caipira-paulistano. House e Groove pra dançar, Trance pra sonhar.